Seguidores

domingo, 15 de abril de 2012

0

ROTINA - EDUCAÇÃO INFANTIL


ROTINA - EDUCAÇÃO INFANTIL


ETAPAS CONTEMPLADAS NA ROTINA PARA
EDUCAÇÃO INFANTIL – PERÍODO PARCIAL

ACOLHIMENTO – Recepção das crianças, contato com os familiares.

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS – Estas atividades permitem que as
crianças escolham o que desejam fazer. É um momento adequado para
interações e observações significativas do professor junto às crianças podendo
intervir e acompanhar o que elas fazem. Acontecem na primeira meia hora do
período letivo. São três propostas simultâneas de atividades; jogos de
construção, atividades de artes (desenho, colagem, recorte, etc), leitura de
livros e revistas.

RODA INTERATIVA – Trabalho coletivo planejado a partir de um conteúdo
curricular previsto nos projetos, geralmente antecedido por uma verificação
coletiva de crianças ausentes, marcação da data, construção da rotina e
finalizada com avisos e explicações sobre a atividade seguinte.

ATIVIDADE – Geralmente pelo adulto e proposta para todo o grupo. São
atividades importantes para se trabalhar atenção, concentração e a capacidade
das crianças de atenderem a propostas feitas coletivamente ou individuais,
podendo realizar em diferentes locais, dentro e fora da instituição.

HIGIENE PESSOAL – Lavar as mãos com independência, vestir-se e despir-se,
usar o banheiro de modo cada vez mais autônomo.

LANCHE – Momento essencial para o saudável desenvolvimento da criança,
além de fazer parte do processo educativo. Durante as refeições, a criança
tem a oportunidade de relacionar-se com o outro, adquirir muitos
conhecimentos e ao mesmo tempo desenvolver sua autonomia

RECREIO – Acontece na área externa, por trinta minutos. Momento em que
ocorrem jogos espontâneos ou propostos pelo professor.

HORA DA HISTÓRIA – Todos os dias são contadas ou lidas histórias de
tradição oral ou da literatura infanto-juvenil.

ATIVIDADES DE EXPRESSÃO:

1)ARTÍSTICA – Neste momento as crianças são estimuladas a imaginar,
isto é, povoar sua mente de idéias para se expressarem livremente. Ao
modelar, desenhar ou pintar, a criança representa o que consegue perceber da
realidade em que vive.

2)CORPORAL – São sugeridas atividades físicas amplas ou específicas, na
qual as crianças possam correr, subir, jogar, realizar jogos de regras, utilizar
brinquedos do parque, etc.

3)MUSICAL – Esta atividade contribui para a formação, desenvolvimento
e equilíbrio da personalidade da criança. É oferecido a ela um repertório
variado (cantigas populares, cantigas de roda, músicas clássicas, etc) e
inclusive são incentivadas a criação de letras de canção e a utilização de
instrumentos musicais.
OBS.: Estas atividades deverão ser contempladas em dias diferenciados.

JOGOS DE MESA – Neste momento são utilizados os jogos de: quebracabeça,
jogo da memória, dominó, loto leitura, etc. Pelo seu caráter coletivo, os
jogos permitem que o grupo se estruture, que as crianças estabeleçam relações
ricas de trocas e se acostumem a lidar com regras, conscientizando-as que
podem ganhar ou perder.

AVALIAÇÃO DO DIA – Trabalho orientado para que a criança perceba a
seqüência lógica das atividades, bem como para que o professor proceda com a
auto-avaliação

SAÍDA
OBS.: Este é um exemplo de rotina, sendo que haverá ajustes que
devem ser feitos para atender as especificidades de cada grupo e a
seqüenciação dos trabalhos.

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR
Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A Pedra"

A Pedra

O Distraído nela tropeçou...

O bruto a usou como projetíl.

O empreendedor, usando-a, construiu.

O camponês, cansado da lida, dela fez assento.

Para meninos, foi brinquedo.

Drummond a poetizou.

Já, Davi, matou Golias, e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura...
E em todos esses casos, a diferença não esteve na pedra, mas no homem!

Não existe "pedra" no seu caminho que você não possa aproveitá-la para o seu próprio crescimento.


Criado no siteVocê na capa de NOVA ESCOLA.

Apresentação

Olá amigos, vocês devem ter notado que meu blog está em fase de arrumação. mas em breve vocês terão muitas novidades. Agradeço sempre as dicas e tutoriais de outros blogs e sites "parceirões" que eu sigo e adoro, pois é com eles que eu sempre aprendo muito. Não poderia deixar de citá-los: coisinhasdenikita, tonygifsjavas, FlachVortex.com e Blogueiras Unidas, e dicasparablogs. bjs á todos e fiquem com Deus.
Com Carinho, Dihéne